RELATÓRIO FINAL
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM
GEOGRAFIA IV
Euclides
da Cunha - BA
Outubro
2015
Ângela
Maria Nobre da Silva
Sonia
Marly Matos Chaves
RELATÓRIO FINAL
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM
GEOGRAFIA IV
Trabalho apresentado à disciplina Estágio Supervisionado
em Ensino de Geografia IV, desenvolvido no Colégio Estadual Flaviano Dantas do
Nascimento, no período de Agosto a Outubro de 2015. Como um dos pré-requisitos
para avaliação da referida disciplina.
Orientadora: Prof.ª Dolores Bastos de Araujo Hayne de
Oliveira
Euclides
da Cunha - BA
Outubro
2015
“Educadores,
onde estarão? Em que covas terão se escondido? Professores, há aos milhares.
Mas professor é profissão, não é algo que se define por dentro, por amor.
Educador, ao contrário, não é profissão; é vocação. E toda vocação nasce de um grande
amor, de uma grande esperança.”
Rubem Alves
SUMÁRIO
1. Apresentação
05
2. Justificativa
06
3. Objetivo
Geral 06
4. Localização
e caracterização da escola 06
5. Cronograma
do período de estágio 08
6. Planejamento
das aulas de regências 08
7. Metodologia
09
8. Recursos
e materiais utilizados 10
9. Processo
de avaliação Utilizado 10
10. Considerações Finais 10
11. Referências 11
12. Anexo 12
1.
Apresentação
O presente relatório faz referencia do período de
regência das aulas ministradas na turma do 1º ano B do ensino médio do Colégio
Estadual Flaviano Dantas do Nascimento, situado na Rua Avelino Tavares, nº 32,
da cidade de Banzaê - BA, tendo como diretora, Maria Neide Miranda Castro.
O estágio teve início com o levantamento de dados da
instituição e com a observação no dia 20 (vinte) de Agosto e por término o dia 09
(nove) de Outubro de 2015 (dois mil e quinze), cuja regência ocorreu no 1º ano
B no turno Matutino, como professor regente em Geografia o Sr. Julio Matos dos
Santos e as estagiarias Ângela Maria Nobre da Silva e Sonia Marly Matos Chaves.
Se observou que os Alunos apresentam pouca diferença de idade. No entanto, possuem níveis de aprendizagem e maturidades
diferentes.
Aqui se entende a importância do estágio em consonância
com o regulamento da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, o estágio
supervisionado é obrigatório aos cursos de licenciatura, pois este
proporcionará ao processo de ensino e aprendizagem subsídios teóricos e
práticos que auxiliarão aos futuros professores na sua carreira de docente.
O
estágio supervisionado tem um papel fundamental na formação do futuro
professor. É o estágio tanto de observação e participação, como de regência, que
possibilita ao aluno a vivência das relações do cotidiano escolar, adquirindo
informações e habilidades para formar o novo profissional. O ensino fundamental
é baseado na relação entre a experiência acumulada na prática e teoria
construída, que a fundamenta direta ou indiretamente. (PASSINI, 2007, p. 29)
O Estágio Supervisionado em Geografia IV da Universidade do
Estado da Bahia é caracterizado por um período de estudos voltados para o Ensino
Médio com o objetivo de proporcionar a prática docente do acadêmico, já que
esse período é uma fase de extrema relevância para a formação do educador de
Geografia e deve se configurar num momento de interação com a realidade
escolar, respeitando suas particularidades e superando os desafios de forma
crítica, inovadora, crítica e reflexiva.
2.
Justificativa
O presente projeto
mostra a necessidade de caráter social e político da escola em desenvolver nos
jovens, desde sempre, uma consciência critica que possibilite ações e atitudes
positivas.
A busca pela melhoria da qualidade do ensino deve ser uma constante na
vida dos educadores. Neste sentido, a docência, é uma atividade profissional de
alta responsabilidade política e social, pressupondo-se, portanto, que a
formação do educador requer compromisso e competência.
Todavia, o cenário educacional denuncia, insistentemente, dicotomias
existentes na prática educativa, as quais comprometem profundamente, o alcance
dos objetivos mais amplos da educação, especialmente quando se deseja uma
educação para a formação do sujeito consciente no exercício de sua cidadania,
almejando a transformação qualitativa da sociedade em que vive.
3.
Objetivo Geral
O Estágio Supervisionado é
muito importante para a aquisição da prática pedagógica, pois durante esse
período o aluno pode colocar em prática todo o conhecimento teórico que
adquiriu durante a graduação. Além disso, o estudante ensina aos alunos a
grande importância que tem o educador na formação pessoal e profissional de
seus alunos.
4.
Localização
e caracterização da escola
O Colégio Estadual Flaviano Dantas do Nascimento está
localizado na Rua Avelino Tavares, no município de Banzaê – Bahia, tendo como
entidade mantenedora o Governo do Estado da Bahia.
No mesmo é ofertada a comunidade o Ensino Médio; nela
frequentam 533 alunos, Distribuídos em 15 turmas das quais são cinco no 1º ano,
cinco no 2º ano cinco no 3º ano, considerando que os horários de funcionamento
correspondentes a cada turno são das 07h00mim às 11h30mim, as 13h00 e das às
17h30 e das 19h00 às 22h00. Os alunos em suas maiorias são residentes de
povoados circunvizinhos, e a locomoção é feita através de transporte escolar.
Atualmente, o colégio funciona atendendo uma clientela de
varias localidades, a saber, Campo do Brito, Tamboril, Boqueirão, Salgado,
Queimada Grande, Queimadinha, Monte, Palmares e Baixão.
A escola conta com 22 professores distribuídos pelos diferentes
departamentos curriculares e com 16 funcionários no setor administrativo
distribuídos entre merendeiras 02, zeladoras 04, auxiliares administrativos 03,
porteiros 03 e 04 vigias. Em se tratando de infraestrutura a escola conta com:
- · Sala de aulas: 06
- · Laboratório de experiência: 02
- · Laboratório de informática: 01
- · Almoxarifado: 01
- · Depósito: 02, sendo um para armazenar a merenda escolar e outro para guardar o material de limpeza.
- · Mini biblioteca: 01
- · Banheiros: 05
- · Cantina: 01
Vale ressaltar que ao final de cada ano letivo é
realizada manutenção e limpeza na sua estrutura física, compreendendo pintura,
troca de fechaduras, rede elétrica e hidráulica, carteira escolares, banheiros,
telhados, o setor de merenda escolar dispõe de três profissionais todo
contratados. Os horários de distribuição das merendadas são: matutino das 9:30H
às 9:50H; Vespertino das 15:30H às 15:50H e noturno das 20:20H às 20:30H.
Possui um cardápio diversificado, como: Mingau de milho, arroz doce, arroz
temperado, macarrão temperado, cuscuz temperado, suco com biscoito (salgado e
doce), feijão tropeiro e chocolate quente, impedindo, dessa forma, que o mesmo
se torne rotineiro e indesejado pelos alunos.
A direção do Colégio Estadual Flaviano Dantas do
Nascimento está sob a responsabilidade da Professora Maria Neide Miranda
Castro, formada em Pedagogia.
5.
Cronograma do período de estágio
Meses
|
Dias
|
Agosto
|
20, 21, 27 e 28
|
Setembro
|
03, 04, 10, 11, 17, 18, 24 e 25
|
Outubro
|
01, 02, 08 e 09
|
Deste modo o Estágio Supervisionado em Ensino de
Geografia IV, ocorreu nos dias de quinta-feira e sexta-feira, decorreu, sempre
com o objetivo de refletir acerca dos processos que integram o ensino
aprendizagem bem como a ação docente diante da discussão sobre a temática que
envolve educação e cultura no mundo moderno dentro do espaço da globalização.
Dando deste modo a oportunidade de o futuro professor de geografia tornar-se um
profissional competente e ciente de suas ações como educador e mediador do
conhecimento.
6.
Planejamento
das aulas de regências
O planejamento é o momento da exposição e organização de
experiências, conhecimentos, informações e de elaboração de atividades/ações
para nortear o professor em suas ações de sala de aula tendo por objetivo a
aquisição do conhecimento e da aprendizagem do aluno.
Entende-se por planejamento um processo de
previsão de necessidades e racionalização de emprego dos meios materiais e dos
recursos humanos disponíveis a fim de alcançar objetivos concretos, em prazos
determinados e em etapas definidas a partir do conhecimento e avaliação
científica da situação original. (MARTINEZ; LAHONE, 1997, p.11)
Deste modo entende-se que o professor de geografia não
pode estar alheio à sua responsabilidade de atuar frequentemente na vida do
aluno, daí a necessidade de planejar, de pensar e repensar a sua prática
pedagógica e nesse contexto atentar para a escola, o ensino e a educação.
Logo o ato de planejar está presente no dia-a-dia do
professor e sempre andou lada a lado do homem para administrar sua vida, seu
trabalho, isto é, o ser humano sempre pensou sobre o que fez, o que vai fazer,
o que não fez, o que está fazendo e o que pretende fazer, ou seja, o homem
pensa em suas ações e, não é diferente com o professor de geografia. O trabalho
docente requer que o professor, reflita com seriedade, compromisso e
responsabilidade sobre sua atuação e prática pedagógica.
Com esta visão ficou claro que a instituição de ensino
estagiada, reuniu os professores e a gestão da escola para inicialmente
elaborar o plano de curso, bimestralmente elabora o plano de unidade e
semanalmente reúne os professores por área do conhecimento para a elaboração do
planejamento diário e a cada fim de unidade ocorre uma reunião de avaliação e
auto avaliação dos trabalhos desenvolvidos e conselho de classe.
7.
Metodologia
Partindo do princípio que o professor deve ensinar os conteúdos e também
formar o aluno para que ele se torne atuante na sociedade, ele deve organizar
seu plano de aula de modo que o aluno possa perceber a importância do que está
sendo ensinado seja num contexto histórico, para o seu dia-a-dia ou para seu
futuro. Nesse sentido utilizou-se a seguinte metodologia, em um primeiro
momento buscou-se fazer um levantamento teórico a respeito da importância da
prática de estágio supervisionado, para graduandos de cursos de licenciatura.
Posteriormente, antes de entrar na sala de aula, buscou-se uma preparação realizar
os planos de ensino e de aula, exigidos pelo regimento da disciplina, e em sala
de aula foram utilizados das mais variadas metodologias, já que cada aula se
deu de forma diferente. E por fim apresentar os resultados alcançados em um
relatório.
8.
Recursos e materiais utilizados
Utilizamos sempre vários recursos, com
o intuito de deixar as aulas diversificadas. Como fonte de pesquisa utilizou a
internet e como suporte o livro didático, a lousa, giz, projetor multimídias
(data show), onde foi mostrado imagens, textos, vídeos, e slides, com o
objetivo de proporcionar aulas mais
9.
Processo de avaliação Utilizado
A
avaliação ocorrerá de forma processual e contínua, por meio da participação
atenção frequência, coerência de informação e raciocínio e resolução das
atividades propostas, análise critica e relatório final.
10.
Considerações
Finais
O estágio supervisionado IV em Geografia é o momento em
que o acadêmico coloca em prática (ação) tudo aquilo que aprendeu no decorrer
do curso. Ao chegar ao final, conclui-se que os lucros foram bastante, do ponto
de vista do conhecimento adquirido, tanto “vivência” quanto teórico. Depois de
passar o período do estágio na escola, em uma área específica, cara a cara com
o ensino-aprendizagem, aprende-se de fato como é a vida de um professor. É uma
verdadeira maratona, desde o momento que se chega à escola, até a hora de ir
embora.
Sendo assim, chega-se até aqui com a convicção de que o
Estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação
profissional. E que se constitui em um treinamento que proporciona ao
estagiário vivenciar o que foi aprendido na Universidade, tendo assim a função
de unir os variados campos disciplinares que configuram o currículo acadêmico,
fornecendo-lhe unidade estrutural e provando-lhe o nível de consistência e o
grau de entrosamento, que é tão fundamental. Por intermédio dele, o acadêmico
pode notar as diferenças do mundo organizacional e exercitar sua adaptação ao
mercado de trabalho, bem como saber lidar com o conhecimento universalizado
pela humanidade.
Tendo em vista tudo que foi analisado, é importante
lembrar que o processo de educar é bem mais complexo do que se imagina, pois
este não se dar de modo isolado é necessário parceria, compreensão e
solidariedade com já dizia o mestre FREIRE (2001, p. 35): “Ninguém educa
ninguém, e ninguém se educa sozinho. É preciso tornar a educação um ato
coletivo, solidário”.
Em suma, o estágio funciona como uma “janela do futuro”,
através da qual o estagiário percebe seu próximo modo de viver e de agir. Deve
ser uma passagem puramente natural do “saber sobre” para o “saber como”. Esse
sim é momento de comprovação do aprendizado teórico e prático em confronto com
a realidade, a qual o acadêmico já deve está pronto para intervir de forma
consciente.
11. Referências
·
Geografia Geral e do Brasil - Espaço Geográfico e
Globalização, Editora Scipione. 2ª Edição, 1º Volume Jose
Eustáquio de Sene e João Carlos Moreira, São Paulo,
Editora Scipione.
·
Projeto Político
Pedagógico do Colégio Estadual Flaviano Dantas do Nascimento. Unidade
Escolar Estadual, Ensino Médio Banzaê-Bahia, 2015
Frente da escola
Planejamento atividade de campo
Professor Julio Matos assinando Ficha
Dando visto em atividade
Dando visto em atividade
Auxiliando aluno em atividade
Explicando sobre a atividade de campo
Intervalo
Atividade de campo
Atividade de campo
Maria Neide assinando as fichas
Maria Neide assinando as fichas
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