quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Relatório Final de Estagio Supervisionado IV








RELATÓRIO FINAL
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA IV




Euclides da Cunha - BA
Outubro 2015


Ângela Maria Nobre da Silva
Sonia Marly Matos Chaves





RELATÓRIO FINAL
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA IV



Trabalho apresentado à disciplina Estágio Supervisionado em Ensino de Geografia IV, desenvolvido no Colégio Estadual Flaviano Dantas do Nascimento, no período de Agosto a Outubro de 2015. Como um dos pré-requisitos para avaliação da referida disciplina.
Orientadora: Prof.ª Dolores Bastos de Araujo Hayne de Oliveira



Euclides da Cunha - BA
Outubro 2015





“Educadores, onde estarão? Em que covas terão se escondido? Professores, há aos milhares. Mas professor é profissão, não é algo que se define por dentro, por amor. Educador, ao contrário, não é profissão; é vocação. E toda vocação nasce de um grande amor, de uma grande esperança.”
Rubem Alves

SUMÁRIO

1.    Apresentação                                                            05
2.    Justificativa                                                               06
3.    Objetivo Geral                                                           06
4.    Localização e caracterização da escola                   06
5.    Cronograma do período de estágio                          08
6.    Planejamento das aulas de regências                     08
7.    Metodologia                                                              09
8.    Recursos e materiais utilizados                                10
9.    Processo de avaliação Utilizado                              10
10.  Considerações Finais                                             10
11.  Referências                                                             11
12.  Anexo                                                                      12


1.   Apresentação

O presente relatório faz referencia do período de regência das aulas ministradas na turma do 1º ano B do ensino médio do Colégio Estadual Flaviano Dantas do Nascimento, situado na Rua Avelino Tavares, nº 32, da cidade de Banzaê - BA, tendo como diretora, Maria Neide Miranda Castro.
O estágio teve início com o levantamento de dados da instituição e com a observação no dia 20 (vinte) de Agosto e por término o dia 09 (nove) de Outubro de 2015 (dois mil e quinze), cuja regência ocorreu no 1º ano B no turno Matutino, como professor regente em Geografia o Sr. Julio Matos dos Santos e as estagiarias Ângela Maria Nobre da Silva e Sonia Marly Matos Chaves. Se observou que os Alunos apresentam pouca diferença de idade. No entanto, possuem níveis de aprendizagem e maturidades diferentes.
Aqui se entende a importância do estágio em consonância com o regulamento da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, o estágio supervisionado é obrigatório aos cursos de licenciatura, pois este proporcionará ao processo de ensino e aprendizagem subsídios teóricos e práticos que auxiliarão aos futuros professores na sua carreira de docente.

O estágio supervisionado tem um papel fundamental na formação do futuro professor. É o estágio tanto de observação e participação, como de regência, que possibilita ao aluno a vivência das relações do cotidiano escolar, adquirindo informações e habilidades para formar o novo profissional. O ensino fundamental é baseado na relação entre a experiência acumulada na prática e teoria construída, que a fundamenta direta ou indiretamente. (PASSINI, 2007, p. 29)


O Estágio Supervisionado em Geografia IV da Universidade do Estado da Bahia é caracterizado por um período de estudos voltados para o Ensino Médio com o objetivo de proporcionar a prática docente do acadêmico, já que esse período é uma fase de extrema relevância para a formação do educador de Geografia e deve se configurar num momento de interação com a realidade escolar, respeitando suas particularidades e superando os desafios de forma crítica, inovadora, crítica e reflexiva.

2.   Justificativa

O presente projeto mostra a necessidade de caráter social e político da escola em desenvolver nos jovens, desde sempre, uma consciência critica que possibilite ações e atitudes positivas.
A busca pela melhoria da qualidade do ensino deve ser uma constante na vida dos educadores. Neste sentido, a docência, é uma atividade profissional de alta responsabilidade política e social, pressupondo-se, portanto, que a formação do educador requer compromisso e competência.
Todavia, o cenário educacional denuncia, insistentemente, dicotomias existentes na prática educativa, as quais comprometem profundamente, o alcance dos objetivos mais amplos da educação, especialmente quando se deseja uma educação para a formação do sujeito consciente no exercício de sua cidadania, almejando a transformação qualitativa da sociedade em que vive.

3.   Objetivo Geral

O Estágio Supervisionado é muito importante para a aquisição da prática pedagógica, pois durante esse período o aluno pode colocar em prática todo o conhecimento teórico que adquiriu durante a graduação. Além disso, o estudante ensina aos alunos a grande importância que tem o educador na formação pessoal e profissional de seus alunos.

4.   Localização e caracterização da escola

O Colégio Estadual Flaviano Dantas do Nascimento está localizado na Rua Avelino Tavares, no município de Banzaê – Bahia, tendo como entidade mantenedora o Governo do Estado da Bahia.
No mesmo é ofertada a comunidade o Ensino Médio; nela frequentam 533 alunos, Distribuídos em 15 turmas das quais são cinco no 1º ano, cinco no 2º ano cinco no 3º ano, considerando que os horários de funcionamento correspondentes a cada turno são das 07h00mim às 11h30mim, as 13h00 e das às 17h30 e das 19h00 às 22h00. Os alunos em suas maiorias são residentes de povoados circunvizinhos, e a locomoção é feita através de transporte escolar.
Atualmente, o colégio funciona atendendo uma clientela de varias localidades, a saber, Campo do Brito, Tamboril, Boqueirão, Salgado, Queimada Grande, Queimadinha, Monte, Palmares e Baixão.
A escola conta com 22 professores distribuídos pelos diferentes departamentos curriculares e com 16 funcionários no setor administrativo distribuídos entre merendeiras 02, zeladoras 04, auxiliares administrativos 03, porteiros 03 e 04 vigias. Em se tratando de infraestrutura a escola conta com:

  • ·        Sala de aulas: 06
  • ·        Laboratório de experiência: 02
  • ·        Laboratório de informática: 01
  • ·        Almoxarifado: 01
  • ·   Depósito: 02, sendo um para armazenar a merenda escolar e outro para guardar o material de limpeza.
  • ·        Mini biblioteca: 01
  • ·        Banheiros: 05
  • ·        Cantina: 01


Vale ressaltar que ao final de cada ano letivo é realizada manutenção e limpeza na sua estrutura física, compreendendo pintura, troca de fechaduras, rede elétrica e hidráulica, carteira escolares, banheiros, telhados, o setor de merenda escolar dispõe de três profissionais todo contratados. Os horários de distribuição das merendadas são: matutino das 9:30H às 9:50H; Vespertino das 15:30H às 15:50H e noturno das 20:20H às 20:30H. Possui um cardápio diversificado, como: Mingau de milho, arroz doce, arroz temperado, macarrão temperado, cuscuz temperado, suco com biscoito (salgado e doce), feijão tropeiro e chocolate quente, impedindo, dessa forma, que o mesmo se torne rotineiro e indesejado pelos alunos.
A direção do Colégio Estadual Flaviano Dantas do Nascimento está sob a responsabilidade da Professora Maria Neide Miranda Castro, formada em Pedagogia.


5.   Cronograma do período de estágio
Meses
Dias
Agosto
20, 21, 27 e 28
Setembro
03, 04, 10, 11, 17, 18, 24 e 25
Outubro
01, 02, 08 e 09








Deste modo o Estágio Supervisionado em Ensino de Geografia IV, ocorreu nos dias de quinta-feira e sexta-feira, decorreu, sempre com o objetivo de refletir acerca dos processos que integram o ensino aprendizagem bem como a ação docente diante da discussão sobre a temática que envolve educação e cultura no mundo moderno dentro do espaço da globalização. Dando deste modo a oportunidade de o futuro professor de geografia tornar-se um profissional competente e ciente de suas ações como educador e mediador do conhecimento.

6.   Planejamento das aulas de regências

O planejamento é o momento da exposição e organização de experiências, conhecimentos, informações e de elaboração de atividades/ações para nortear o professor em suas ações de sala de aula tendo por objetivo a aquisição do conhecimento e da aprendizagem do aluno.

Entende-se por planejamento um processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego dos meios materiais e dos recursos humanos disponíveis a fim de alcançar objetivos concretos, em prazos determinados e em etapas definidas a partir do conhecimento e avaliação científica da situação original. (MARTINEZ; LAHONE, 1997, p.11) 

Deste modo entende-se que o professor de geografia não pode estar alheio à sua responsabilidade de atuar frequentemente na vida do aluno, daí a necessidade de planejar, de pensar e repensar a sua prática pedagógica e nesse contexto atentar para a escola, o ensino e a educação.
Logo o ato de planejar está presente no dia-a-dia do professor e sempre andou lada a lado do homem para administrar sua vida, seu trabalho, isto é, o ser humano sempre pensou sobre o que fez, o que vai fazer, o que não fez, o que está fazendo e o que pretende fazer, ou seja, o homem pensa em suas ações e, não é diferente com o professor de geografia. O trabalho docente requer que o professor, reflita com seriedade, compromisso e responsabilidade sobre sua atuação e prática pedagógica.
Com esta visão ficou claro que a instituição de ensino estagiada, reuniu os professores e a gestão da escola para inicialmente elaborar o plano de curso, bimestralmente elabora o plano de unidade e semanalmente reúne os professores por área do conhecimento para a elaboração do planejamento diário e a cada fim de unidade ocorre uma reunião de avaliação e auto avaliação dos trabalhos desenvolvidos e conselho de classe.

7.   Metodologia

Partindo do princípio que o professor deve ensinar os conteúdos e também formar o aluno para que ele se torne atuante na sociedade, ele deve organizar seu plano de aula de modo que o aluno possa perceber a importância do que está sendo ensinado seja num contexto histórico, para o seu dia-a-dia ou para seu futuro. Nesse sentido utilizou-se a seguinte metodologia, em um primeiro momento buscou-se fazer um levantamento teórico a respeito da importância da prática de estágio supervisionado, para graduandos de cursos de licenciatura. Posteriormente, antes de entrar na sala de aula, buscou-se uma preparação realizar os planos de ensino e de aula, exigidos pelo regimento da disciplina, e em sala de aula foram utilizados das mais variadas metodologias, já que cada aula se deu de forma diferente. E por fim apresentar os resultados alcançados em um relatório.

8.   Recursos e materiais utilizados

Utilizamos sempre vários recursos, com o intuito de deixar as aulas diversificadas. Como fonte de pesquisa utilizou a internet e como suporte o livro didático, a lousa, giz, projetor multimídias (data show), onde foi mostrado imagens, textos, vídeos, e slides, com o objetivo de proporcionar aulas mais

9.   Processo de avaliação Utilizado

A avaliação ocorrerá de forma processual e contínua, por meio da participação atenção frequência, coerência de informação e raciocínio e resolução das atividades propostas, análise critica e relatório final.

10.               Considerações Finais

O estágio supervisionado IV em Geografia é o momento em que o acadêmico coloca em prática (ação) tudo aquilo que aprendeu no decorrer do curso. Ao chegar ao final, conclui-se que os lucros foram bastante, do ponto de vista do conhecimento adquirido, tanto “vivência” quanto teórico. Depois de passar o período do estágio na escola, em uma área específica, cara a cara com o ensino-aprendizagem, aprende-se de fato como é a vida de um professor. É uma verdadeira maratona, desde o momento que se chega à escola, até a hora de ir embora.
Sendo assim, chega-se até aqui com a convicção de que o Estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. E que se constitui em um treinamento que proporciona ao estagiário vivenciar o que foi aprendido na Universidade, tendo assim a função de unir os variados campos disciplinares que configuram o currículo acadêmico, fornecendo-lhe unidade estrutural e provando-lhe o nível de consistência e o grau de entrosamento, que é tão fundamental. Por intermédio dele, o acadêmico pode notar as diferenças do mundo organizacional e exercitar sua adaptação ao mercado de trabalho, bem como saber lidar com o conhecimento universalizado pela humanidade.
Tendo em vista tudo que foi analisado, é importante lembrar que o processo de educar é bem mais complexo do que se imagina, pois este não se dar de modo isolado é necessário parceria, compreensão e solidariedade com já dizia o mestre FREIRE (2001, p. 35): “Ninguém educa ninguém, e ninguém se educa sozinho. É preciso tornar a educação um ato coletivo, solidário”.
Em suma, o estágio funciona como uma “janela do futuro”, através da qual o estagiário percebe seu próximo modo de viver e de agir. Deve ser uma passagem puramente natural do “saber sobre” para o “saber como”. Esse sim é momento de comprovação do aprendizado teórico e prático em confronto com a realidade, a qual o acadêmico já deve está pronto para intervir de forma consciente.

11. Referências

·         Geografia Geral e do Brasil - Espaço Geográfico e Globalização, Editora Scipione. 2ª Edição, 1º Volume Jose Eustáquio de Sene e João Carlos Moreira, São Paulo, Editora Scipione.

·         Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Flaviano Dantas do Nascimento. Unidade Escolar Estadual, Ensino Médio Banzaê-Bahia, 2015




 Frente da escola

Planejamento atividade de campo

 Professor Julio Matos assinando Ficha

 Dando visto em atividade

 Dando visto em atividade

Auxiliando aluno em atividade

 Explicando sobre a atividade de campo

Intervalo

Atividade de campo

Atividade de campo

Maria Neide assinando as fichas

Maria Neide assinando as fichas























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