Curso: Geografia
Disciplina:
Estagio supervisionado em Geografia IV Professor
(a): Dolores Bastos
Estudante:
Sonia Marly Matos Chaves
Pólo:
Euclides da Cunha Grupo:
III
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA IV-
ENSINO MÉDIO
Euclides da cunha – BA
Maio de 2015
APRESENTAÇÃO
O
referido trabalho incide em uma análise critica, objetiva e clara quanto à
utilização do livro didático no ensino de Geografia, tendo com objeto de
analise o livro usado pelos professores das turmas do 1° ano do Ensino Médio do
Colégio Estadual Flaviano Dantas do Nascimento no percurso do Estágio
Supervisionado em Geografia IV - Ensino Médio do ano letivo de 2015.
Ressaltando e descrevendo os aspectos internos e externos do instrumento didático.
Dentro da proposta estabelecida, descrevo e emito agradecimentos a valorosa
colaboração do professor regente de estágio Júlio Matos dos Santos que se
disponibilizou ao diálogo pedagógico e construtivo, assim como colaborador
quanto à proposta disposta de análise e avaliação do uso do livro didático de
Geografia Geral e do Brasil - Espaço Geográfico e Globalizado, autoria de
Eustáquio de Sene e João Carlos Moreira da Editora Scipione.
É
inegável a suma importância desse recurso como suporte nas aulas, mas cabe
salientar que este não deve ser usado como única fonte de informação, é
necessário e até mesmo interessante que os professores possam buscar outros
recursos e materiais didáticos para subsidiar a produção do conhecimento. Vale
destaque quanto à importância da análise e discussão para escolha, planejamento das adequações e avaliação do uso adequado
deste instrumento no processo pleno de ensino e aprendizagem de geografia.
DESENVOLVIMENTO
A análise
consiste em um trabalho minucioso quanto ao uso do livro didático de Geografia
Geral e do Brasil - Espaço Geográfico e Globalizado, autoria de José Eustáquio
de Sene e João Carlos Moreira da Editora Scipione. 2ª
Edição, 1º Volume, São Paulo, Editora Scipione, 2014 do 1° ano “A”,
turno matutino, utilizados pelos educandos do Colégio Estadual Flaviano Dantas
do Nascimento no percurso do Estágio Supervisionado em Geografia IV- Ensino
Médio. Os métodos usados para a análise de um livro didático exigiram muita
atenção e cuidado para não fazer do mesmo um instrumento único, e sim como mais
um recurso. Percebe-se que os critérios de avaliação e análise começa a se
tornar cada vez mais rígidos visando uma melhora em sua análise. Tal atenção se
faz necessário devido ao grande uso contínuo que se têm do livro didático,
mesmo não sendo uma maneira totalmente certa, este material muitas vezes é
visto como a única fonte de ajuda ao professor, o que justifica a grande
atenção e controle de qualidade que o mesmo tem diante do cenário nacional.
Verificar
as estruturas utilizadas no livro didático, de forma que este possa vir a ser
um utilizado não como base no trabalho do professor, mas sim como um
instrumento de apoio de forma que o ensino se torne mais crítico. Diante da
construção e execução da proposta através do diálogo com alguns docentes, foi
observado que os professores, inicialmente, limitam-se apenas há algumas
aplicações. Os professores apontam algumas características; quanto aos aspectos
gerais, à maioria dos livros apresenta boa legibilidade gráfica, os textos não
contribuem para o desenvolvimento da autonomia, da critica, da cooperação e do
comprometimento social, falta de contexto, inadequação da linguagem ao perfil
dos discentes, atividades desvinculadas do desenvolvimento de competência e de
habilidades. Nota-se que ao longo dos anos e das constantes avaliações, os
números comprovam que a qualidade dos livros vem melhorando cada vez mais. Por
insuficiência de informações ou sem coerência o que indica, que não só as
próprias editoras estão mais criteriosas na seleção dos livros que publicam
como também, os autores têm reformulado seus livros e usufruindo cada vez mais
de pesquisas e informações coerentes, construído livros atentos aos critérios
de qualidade.
1 ANÁLISE EXTERNA DO LIVRO DIDÁTICO DE
GEOGRAFIA
Geografia Geral e do Brasil - Espaço
Geográfico e Globalizado
Autores: Eustáquio de Sene e João Carlos
Moreira
Editora: Scipione
Disciplina: Geografia
Nível: Ensino Médio
Série: 1º ano
Volume: 1º (Coleção de 3 livros)
ISBN: 978-852629129-4= PR
Edição: 2ª ed . 2014 - 1ª Tiragem
Formato: 21 cm largura X 28 cm altura
Código da obra: CL712656
Páginas: 328
Referencia: Geografia Geral e do Brasil - Espaço
Geográfico e Globalizado, Volumes 1, autoria de Eustáquio de Sene e João
Carlos, Ensino Médio Moreira desenvolvida pela editora Scipione, 2ª edição,
Volumes: 1, 2 e 3, São Paulo, 2014.
2 TIPO DE DOCUMENTO ANALISADO
Este
documento originou-se em São Paulo no ano de 2012 e
esta é a sua 3ª edição, a sua produtora é a
editora Scipione. A primeira vista pode-se notar que o documento analisado
apresenta em sua capa uma imagem simbólica de fácil compreensão.
3 ORGANIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO
ANALISADO
A coleção
é composta por três volumes, sendo organizada por recortes temáticos,
contemplando algumas abordagens de caráter mais específicas. O amplo temático
passa por cartografia, geografia física, questões ambientais, economia,
globalização, indústria, energia, população, urbanização e agropecuária, na
perspectiva do entendimento do espaço geográfico mundial e brasileiro. A
análise consiste no livro didático de Geografia (volume 1) que está organizado
da seguinte maneira: em duas unidades e em 12 capítulos distribuídos em 328
páginas. O subsídio inicia-se com uma introdução clara quanto aos estudos
cartográficos, coordenadas, movimentos, fusos horários, representações
cartográficas, escalas e projeções, mapas temáticos, gráficos dentre outras
ementas.
4 BIOGRAFIA DOS AURORES
José
Eustáquio de Sene - Bacharel
em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP); mestre e doutor em Geografia
Humana pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Geografia em escolas de
Ensino médio e pré-vestibular por muito tempo. Atualmente é professor de
Metodologia do Ensino de Geografia na Faculdade de Educação da Universidade de
São Paulo. Publicou, além dos livros didáticos pela Scipione, a obra acadêmica
Globalização e espaço geográfico, Editora Contexto.
João
Carlos Moreira - Bacharel
em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP); mestre em Geografia Humana
pela Universidade de São Paulo (USP); advogado inscrito na Ordem dos Advogados
do Brasil (OAB-SP). Foi professor de Geografia em escolas de Ensino Médio e pré-vestibular
por muito tempo. Escreve livros em coautoria com Eustáquio de Sene para a
Editora Scipione.
5 OS AUTORES NO CONTEXTO DO MOMENTO
HISTÓRICO
São
autores conhecidos com grande bagagem e experiências profissionais. Ambos se
encontram hoje inseridos em um contexto político e econômico estável do país.
Há uma perfeita compreensão dos autores na elaboração desta obra. É importante
mencionar que os autores possuem uma visão bem contemporânea na autoria da
obra, estas características são de fácil assimilação, pois o documento em
análise tenta encantar o aluno desde o primeiro momento, graças a sua riqueza
em fatos escritos, ilustrações, sugestões externas de aprendizagem (sugestões
de leituras, vídeos e sites ao final do capítulo) e atividades criativas.
6 CONCLUSÃO
Atualmente, muito se tem debatido acerca da maneira como os
conteúdos do livro do ensino médio vêm sendo trabalhados no contexto do ensino
brasileiro. Nas últimas décadas, certamente houve grandes avanços neste
sentido, mas ainda assim, não podemos deixar de relatar que existem falhas
graves que estão atreladas a esse processo de crescimento. O livro didático é um instrumento de
auxílio do docente em aulas de qualquer nível. Frequentemente utilizados pelos
professores de todos os níveis de ensino da educação básica, estes instrumentos
didáticos podem facilitar a maneira com que os conteúdos programáticos são
transmitidos, possibilitando uma forma mais clara e, acima de tudo,
ilustrativa. Contudo, é preciso que estes tenham seus conteúdos abordados de
forma clara, objetiva e, acima de tudo, correta. Porém, sabe-se que alguns
livros trazem alguns erros quanto às abordagens históricas, sequência de
conteúdos e o mais grave, conceituais, outros omitem a explicação de
determinados fatos importantes em conteúdos por eles apresentados.
REFERÊNCIAS
Geografia
Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização, Coleção - Volume 1,
autores Jose Eustáquio de Sene e João Carlos Moreira, Ensino Médio, 2ª Edição,
São Paulo, Editora Scipione, 2014.
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