quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Análise do Livro Didático







Curso:  Geografia
Disciplina: Estagio supervisionado em Geografia IV  Professor (a): Dolores Bastos
Estudante: Sonia Marly Matos Chaves
Pólo: Euclides da Cunha                                                             Grupo: III




ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA IV- ENSINO MÉDIO





Euclides da cunha – BA
Maio de 2015

APRESENTAÇÃO

O referido trabalho incide em uma análise critica, objetiva e clara quanto à utilização do livro didático no ensino de Geografia, tendo com objeto de analise o livro usado pelos professores das turmas do 1° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Flaviano Dantas do Nascimento no percurso do Estágio Supervisionado em Geografia IV - Ensino Médio do ano letivo de 2015. Ressaltando e descrevendo os aspectos internos e externos do instrumento didático. Dentro da proposta estabelecida, descrevo e emito agradecimentos a valorosa colaboração do professor regente de estágio Júlio Matos dos Santos que se disponibilizou ao diálogo pedagógico e construtivo, assim como colaborador quanto à proposta disposta de análise e avaliação do uso do livro didático de Geografia Geral e do Brasil - Espaço Geográfico e Globalizado, autoria de Eustáquio de Sene e João Carlos Moreira da Editora Scipione.
É inegável a suma importância desse recurso como suporte nas aulas, mas cabe salientar que este não deve ser usado como única fonte de informação, é necessário e até mesmo interessante que os professores possam buscar outros recursos e materiais didáticos para subsidiar a produção do conhecimento. Vale destaque quanto à importância da análise e discussão para escolha, planejamento das adequações e avaliação do uso adequado deste instrumento no processo pleno de ensino e aprendizagem de geografia.

DESENVOLVIMENTO

A análise consiste em um trabalho minucioso quanto ao uso do livro didático de Geografia Geral e do Brasil - Espaço Geográfico e Globalizado, autoria de José Eustáquio de Sene e João Carlos Moreira da Editora Scipione. 2ª Edição, 1º Volume, São Paulo, Editora Scipione, 2014 do 1° ano “A”, turno matutino, utilizados pelos educandos do Colégio Estadual Flaviano Dantas do Nascimento no percurso do Estágio Supervisionado em Geografia IV- Ensino Médio. Os métodos usados para a análise de um livro didático exigiram muita atenção e cuidado para não fazer do mesmo um instrumento único, e sim como mais um recurso. Percebe-se que os critérios de avaliação e análise começa a se tornar cada vez mais rígidos visando uma melhora em sua análise. Tal atenção se faz necessário devido ao grande uso contínuo que se têm do livro didático, mesmo não sendo uma maneira totalmente certa, este material muitas vezes é visto como a única fonte de ajuda ao professor, o que justifica a grande atenção e controle de qualidade que o mesmo tem diante do cenário nacional.

Verificar as estruturas utilizadas no livro didático, de forma que este possa vir a ser um utilizado não como base no trabalho do professor, mas sim como um instrumento de apoio de forma que o ensino se torne mais crítico. Diante da construção e execução da proposta através do diálogo com alguns docentes, foi observado que os professores, inicialmente, limitam-se apenas há algumas aplicações. Os professores apontam algumas características; quanto aos aspectos gerais, à maioria dos livros apresenta boa legibilidade gráfica, os textos não contribuem para o desenvolvimento da autonomia, da critica, da cooperação e do comprometimento social, falta de contexto, inadequação da linguagem ao perfil dos discentes, atividades desvinculadas do desenvolvimento de competência e de habilidades. Nota-se que ao longo dos anos e das constantes avaliações, os números comprovam que a qualidade dos livros vem melhorando cada vez mais. Por insuficiência de informações ou sem coerência o que indica, que não só as próprias editoras estão mais criteriosas na seleção dos livros que publicam como também, os autores têm reformulado seus livros e usufruindo cada vez mais de pesquisas e informações coerentes, construído livros atentos aos critérios de qualidade.

1 ANÁLISE EXTERNA DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA

Geografia Geral e do Brasil - Espaço Geográfico e Globalizado
Autores: Eustáquio de Sene e João Carlos Moreira
Editora: Scipione
Disciplina: Geografia
Nível: Ensino Médio
Série: 1º ano
Volume: 1º (Coleção de 3 livros)
ISBN: 978-852629129-4= PR
Edição: 2ª ed . 2014 - 1ª Tiragem
Formato: 21 cm largura X 28 cm altura
Código da obra: CL712656
Páginas: 328

Referencia: Geografia Geral e do Brasil - Espaço Geográfico e Globalizado, Volumes 1, autoria de Eustáquio de Sene e João Carlos, Ensino Médio Moreira desenvolvida pela editora Scipione, 2ª edição, Volumes: 1, 2 e 3, São Paulo, 2014.

2 TIPO DE DOCUMENTO ANALISADO

Este documento originou-se em São Paulo no ano de 2012 e esta é a sua 3ª edição, a sua produtora é a editora Scipione. A primeira vista pode-se notar que o documento analisado apresenta em sua capa uma imagem simbólica de fácil compreensão.

3 ORGANIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO ANALISADO

A coleção é composta por três volumes, sendo organizada por recortes temáticos, contemplando algumas abordagens de caráter mais específicas. O amplo temático passa por cartografia, geografia física, questões ambientais, economia, globalização, indústria, energia, população, urbanização e agropecuária, na perspectiva do entendimento do espaço geográfico mundial e brasileiro. A análise consiste no livro didático de Geografia (volume 1) que está organizado da seguinte maneira: em duas unidades e em 12 capítulos distribuídos em 328 páginas. O subsídio inicia-se com uma introdução clara quanto aos estudos cartográficos, coordenadas, movimentos, fusos horários, representações cartográficas, escalas e projeções, mapas temáticos, gráficos dentre outras ementas.

4 BIOGRAFIA DOS AURORES

José Eustáquio de Sene - Bacharel em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP); mestre e doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Geografia em escolas de Ensino médio e pré-vestibular por muito tempo. Atualmente é professor de Metodologia do Ensino de Geografia na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Publicou, além dos livros didáticos pela Scipione, a obra acadêmica Globalização e espaço geográfico, Editora Contexto.

João Carlos Moreira - Bacharel em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP); mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP); advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP). Foi professor de Geografia em escolas de Ensino Médio e pré-vestibular por muito tempo. Escreve livros em coautoria com Eustáquio de Sene para a Editora Scipione.

5 OS AUTORES NO CONTEXTO DO MOMENTO HISTÓRICO

São autores conhecidos com grande bagagem e experiências profissionais. Ambos se encontram hoje inseridos em um contexto político e econômico estável do país. Há uma perfeita compreensão dos autores na elaboração desta obra. É importante mencionar que os autores possuem uma visão bem contemporânea na autoria da obra, estas características são de fácil assimilação, pois o documento em análise tenta encantar o aluno desde o primeiro momento, graças a sua riqueza em fatos escritos, ilustrações, sugestões externas de aprendizagem (sugestões de leituras, vídeos e sites ao final do capítulo) e atividades criativas.

6 CONCLUSÃO

Atualmente, muito se tem debatido acerca da maneira como os conteúdos do livro do ensino médio vêm sendo trabalhados no contexto do ensino brasileiro. Nas últimas décadas, certamente houve grandes avanços neste sentido, mas ainda assim, não podemos deixar de relatar que existem falhas graves que estão atreladas a esse processo de crescimento. O livro didático é um instrumento de auxílio do docente em aulas de qualquer nível. Frequentemente utilizados pelos professores de todos os níveis de ensino da educação básica, estes instrumentos didáticos podem facilitar a maneira com que os conteúdos programáticos são transmitidos, possibilitando uma forma mais clara e, acima de tudo, ilustrativa. Contudo, é preciso que estes tenham seus conteúdos abordados de forma clara, objetiva e, acima de tudo, correta. Porém, sabe-se que alguns livros trazem alguns erros quanto às abordagens históricas, sequência de conteúdos e o mais grave, conceituais, outros omitem a explicação de determinados fatos importantes em conteúdos por eles apresentados.

REFERÊNCIAS

Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização, Coleção - Volume 1, autores Jose Eustáquio de Sene e João Carlos Moreira, Ensino Médio, 2ª Edição, São Paulo, Editora Scipione, 2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário