CURSO: LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Disciplina: Estágio Supervisionado em
Geografia IV
Profª: Dolores Bastos de Araújo
Hayne de Oliveira
Pólo: Euclides da Cunha
Graduanda: Sonia Marly Matos Chaves e Ângela
Maria Nobre da Silva
Projeto de Estágio
Estrutura geológica e Estrutura e formas de relevo
Projeto de Estágio
Supervisionado apresentado à Universidade do Estado da Bahia (UNEB), como
requisito avaliativo do componente curricular Estágio Supervisionado em
Geografia IV, orientado pela professora Dolores Bastos como exigência para integralização do curso de
formação de professores de Geografia.
Euclides da Cunha – BA
Agosto– 2015
Apresentação
O presente trabalho consiste na apresentação de um
projeto sobre o tema Estrutura Geológica e Estrutura e forma de relevo. O
projeto será executado pelas estagiárias: Sonia Marly Matos Chaves e Ângela Maria Nobre da Silva do curso
de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, para
cumprir carga horária da disciplina de Estagio Supervisionado IV. O citado será
executado
no Colégio Estadual Flaviano Dantas do Nascimento localizado na rua Avelino
Tavares, nº 32, centro em Banzaê-Bahia, com os alunos da 1ª sérieB do Ensino
Médio no turno matutino, na disciplina de Geografia, tendo como regente o
professor Júlio Matos. A turma é formada por 38alunos, sendo 20mulheres e 18homens.
Justificativa
Promover
a reflexão sobre adinâmica entre a sociedade e o espaço geográfico, considerando
a paisagem, seja ela humanizada ou não, como parte deste espaço e sendo o
resultado das diferentes formas de expressão do trabalho e dasideias humanas,
entendendo a natureza sempre como parte integrante da nossa vida.
Neste sentido, a utilização do tema Estrutura
geológica e Estruturas e formas do relevo tem a finalidade de despertar a
atenção e a curiosidade do alunado para temas que estão perto de sua realidade
proporcionando um aprendizado mais prazeroso. Tendo em vista que esses
conceitos são explorados nas escolas de ensino médio, mas apesar disso o aluno
não consegue compreender exatamente do que se denomina por cada uma dessas
categorias, e muito menos sua importância, pretendemos através do processo
didático despertar a tomada de consciência do discente, mesmo que de forma
indireta, para o entendimento de cada categoria citada anteriormente. Sabendo
que uma das bases essenciais para a dominação de certos setores da sociedade é
a falta de informação e principalmente do conhecimento, esse projeto e sua
execução são de extrema relevância para despertá-lo crítico do aluno, em como
suas possibilidades enquanto atores sociais.
Objetivo
Geral
Compreender os conceitos da
geografia a fim de desenvolver a imaginação geográfica de modo que seja
possível fazer uma leitura da realidade social, aprofundando as leituras de
mundo atual transformando em conteúdo crítico-social.Além de identificar,
analisar e avaliar o impacto das transformações naturais, sociais, econômicas,
culturais e políticas em seu “lugar-mundo”, comparando, analisando e sintetizando
a densidade das relações e transformações que tornam concretas a sua realidade.
Objetivos
específicos
- Conhecer as diferentes teorias sobre a formação do Universo, do Sistema Solar e da Terra;
- Compreender como a dinâmica interna da Terra reflete nas diferentes camadas que a formam e como são criadas as macroestruturas de relevo na superfície;
- Associar esses processos aos diferentes modos de ocupação do planeta;
- Relacionar a Teoria a pratica.
- Observar as várias formas de superfície terrestre;
- Identificar a representação do relevobrasileiro por meio da leitura do mapa;
- Reconhecer os tipos de relevo presentes em um planalto;
- Caracterizar as planícies e os processos de sua formação;
- Caracterizar as depressões e sua formação;
- Reconhecer a formação do relevo brasileiro;
- Identificar os fatores naturais que provocam a transformação do relevo;
- Identificar ações humanas que provocam as transformações do relevo.
Identificação
O Colégio Estadual
Flaviano Dantas do Nascimento localizado na rua Avelino Tavares, nº 32, centro
em Banzaê-Bahia, mantido pela Secretaria
Estadual de Educação, criado pela portaria Estadual Nº 2.159/03 de 06 março de 2003,
sendo autorizado pela portaria Nº 015/2011 do Conselho Estadual de Educação em
14 de dezembro de 2011.
A
escola tem como diretora a professora Maria Neide Miranda Castro, funcionando
nos três turnos Matutino, Vespertino e Noturno. O Estágio Supervisionado IV
será executado pelas estagiárias Sonia Marly Matos Chaves e Ângela Maria Nobre
da Silva que se realizará no período de 20/08/15 a 09/10/15, na turma da 1ª
ano B no turno Matutino, é composta por 38 alunos, sendo 20 mulheres e 18
homens, tendo como professor regente Júlio Matos. No presente ano letivo (2015)
o Colégio possui uma população de 533 alunos distribuídos entre 15 turmas das
quais são cinco no 1ª ano, cinco 2ª ano e cinco na 3ª ano, sendo distribuída
em três períodos Matutino, Vespertino e Noturno.
A
escola possui 22 professores e 16 funcionários no setor administrativo distribuídos
entre merendeiras 02, zeladoras 04, auxiliares administrativos 03, porteiros 03
e 04 vigias. Em se tratando de infraestrutura a escola conta com:
Metodologia
Alguns pontos importantes
direcionaram a produção do estágio no ensino médio. No estágio, a princípio
adotei a postura de observador para analisar qual será minha postura frente aos
alunos. Em vários momentos, são apresentados atividades e questionamentos que
visam desenvolver importantes habilidades para a construção do saber
geográfico. Pressupõe um trabalho dinâmico através da relação dialógica entre
professor- aluno, adotando a concepção construtivista da aprendizagem.
Avaliaremos no decorrer do estágio a forma como os alunos participam das
atividades, tanto individual quanto coletiva de forma escrita e oral.
Conteúdos
- Teoria da formação e evolução da terra
- A formação da terra
- Estrutura da terra
- Deriva continental e tectônicas de placas
- As províncias geológicas
- Geomorfologia
- A classificação do relevo Brasileiro
- O relevo submarino
- Morfologia litorânea
Referencial
Teórico
O ensino de geografia deve ser o
condutor do reconhecimento do espaço e seus elementos e principalmente do
sentido de pertencimento e adequação do modo de vida das pessoas que habitam
esse espaço. A educação, simbolizada pela Escola é de essencial importância na
formação de valores que tem sido bastante debatida em nossa sociedade. Afinal,
a escola é o espaço de construção, troca e de diálogo, o educador também
aprende a ser cidadão. A evolução da humanidade e o cotidiano nos mostram que
uma educação de qualidade é decisiva para construirmos o Brasil que almejamos.
Esse desafio exige que os alunos tenham acesso a uma formação integral
associada à construção e a propagação de valores Primeiramente, para ter uma
compreensão e interpretação clara de um relevo é preciso ter conhecimento de
sua estrutura geológica, além da ação climática, a proteção vegetal, a ação das
águas continentais, não se esquecendo da longa ação do intemperismo sobre essas
rochas, ao longo de milhões de anos, que
resulta nas formas presentes atualmente. A partir daí chegamos a conclusão de
que o relevo, independente da região, está exposto a um sistema dinâmico de
alteração, conseqüência da ação incessante dos agentes internos (orogênese e
epirogênese) e externos (intemperismo) do relevo.
É importante lembrar os aspectos superficiais da
litosfera, que forma a porção sólida do planeta, ela é composta em sua maior
parte por uma grande variedade de rochas, e pelo solo em menor parte.
Recursos
didáticos e Materiais
Livro didático, atividade escritas, recorte de jornais e revista, mapas,
slides, Projetor, computador,vídeo, papel sulfite, lousa, internet, isopor,
cola, hidrocor.
Avaliação
A avaliação será processual de forma qualitativa e quantitativa,
onde no decorrer do projeto, analisaremos participação, interesse, trabalho em
equipe, disciplina e comprometimento com as atividades propostas.
Cronograma
Meses
|
Dias
|
Agosto
|
20, 21,
27 e 28
|
Setembro
|
03, 04,
10, 11, 17, 18, 24 e 25
|
Outubro
|
01, 02,
08 e 09
|
Bibliografia
Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Flaviano
Dantas do Nascimento. Unidade Escolar Estadual, Ensino Médio Banzaê-Bahia,
2015
Geografia
Geral e do Brasil - Espaço Geográfico e Globalização, Editora Scipione. 2ª Edição, 1º VolumeJose Eustáquio de Sene e João
Carlos Moreira, São Paulo, Editora Scipione.
PENA,
Rodolfo F. Alves. "Estruturas Geológicas da Terra"; Brasil Escola.
Disponível em <http://www.brasilescola.com/geografia/estruturas-geologicas-terra.htm>.
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