quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Projeto de Estágio - Ensino Médio/Geografia







CURSO: LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Disciplina: Estágio Supervisionado em Geografia IV
Profª: Dolores Bastos de Araújo Hayne de Oliveira
Pólo: Euclides da Cunha
Graduanda: Sonia Marly Matos Chaves e Ângela Maria Nobre da Silva



Projeto de Estágio
Estrutura geológica e Estrutura e formas de relevo


Projeto de Estágio Supervisionado apresentado à Universidade do Estado da Bahia (UNEB), como requisito avaliativo do componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia IV, orientado pela professora Dolores Bastos como exigência para integralização do curso de formação de professores de Geografia.



Euclides da Cunha – BA
Agosto– 2015
Apresentação

            O presente trabalho consiste na apresentação de um projeto sobre o tema Estrutura Geológica e Estrutura e forma de relevo. O projeto será executado pelas estagiárias: Sonia Marly Matos Chaves e Ângela Maria Nobre da Silva do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, para cumprir carga horária da disciplina de Estagio Supervisionado IV. O citado será executado no Colégio Estadual Flaviano Dantas do Nascimento localizado na rua Avelino Tavares, nº 32, centro em Banzaê-Bahia, com os alunos da 1ª sérieB do Ensino Médio no turno matutino, na disciplina de Geografia, tendo como regente o professor Júlio Matos. A turma é formada por 38alunos, sendo 20mulheres e 18homens.

Justificativa


       Promover a reflexão sobre adinâmica entre a sociedade e o espaço geográfico, considerando a paisagem, seja ela humanizada ou não, como parte deste espaço e sendo o resultado das diferentes formas de expressão do trabalho e dasideias humanas, entendendo a natureza sempre como parte integrante da nossa vida.
        Neste sentido, a utilização do tema Estrutura geológica e Estruturas e formas do relevo tem a finalidade de despertar a atenção e a curiosidade do alunado para temas que estão perto de sua realidade proporcionando um aprendizado mais prazeroso. Tendo em vista que esses conceitos são explorados nas escolas de ensino médio, mas apesar disso o aluno não consegue compreender exatamente do que se denomina por cada uma dessas categorias, e muito menos sua importância, pretendemos através do processo didático despertar a tomada de consciência do discente, mesmo que de forma indireta, para o entendimento de cada categoria citada anteriormente. Sabendo que uma das bases essenciais para a dominação de certos setores da sociedade é a falta de informação e principalmente do conhecimento, esse projeto e sua execução são de extrema relevância para despertá-lo crítico do aluno, em como suas possibilidades enquanto atores sociais.

Objetivo Geral

        Compreender os conceitos da geografia a fim de desenvolver a imaginação geográfica de modo que seja possível fazer uma leitura da realidade social, aprofundando as leituras de mundo atual transformando em conteúdo crítico-social.Além de identificar, analisar e avaliar o impacto das transformações naturais, sociais, econômicas, culturais e políticas em seu “lugar-mundo”, comparando, analisando e sintetizando a densidade das relações e transformações que tornam concretas a sua realidade.

Objetivos específicos

  • Conhecer as diferentes teorias sobre a formação do Universo, do Sistema Solar e da Terra; 
  • Compreender como a dinâmica interna da Terra reflete nas diferentes camadas que a formam e como são criadas as macroestruturas de relevo na superfície;
  • Associar esses processos aos diferentes modos de ocupação do planeta;
  • Relacionar a Teoria a pratica.
  • Observar as várias formas de superfície terrestre;
  • Identificar a representação do relevobrasileiro por meio da leitura do mapa;
  • Reconhecer os tipos de relevo presentes em um planalto;
  • Caracterizar as planícies e os processos de sua formação;
  • Caracterizar as depressões e sua formação;
  • Reconhecer a formação do relevo brasileiro;
  • Identificar os fatores naturais que provocam a transformação do relevo;
  • Identificar ações humanas que provocam as transformações do relevo.

 Identificação

        O Colégio Estadual Flaviano Dantas do Nascimento localizado na rua Avelino Tavares, nº 32, centro em Banzaê-Bahia, mantido pela Secretaria Estadual de Educação, criado pela portaria Estadual Nº 2.159/03 de 06 março de 2003, sendo autorizado pela portaria Nº 015/2011 do Conselho Estadual de Educação em 14 de dezembro de 2011.
        A escola tem como diretora a professora Maria Neide Miranda Castro, funcionando nos três turnos Matutino, Vespertino e Noturno. O Estágio Supervisionado IV será executado pelas estagiárias Sonia Marly Matos Chaves e Ângela Maria Nobre da Silva que se realizará no período de 20/08/15 a 09/10/15, na turma da 1ª ano B no turno Matutino, é composta por 38 alunos, sendo 20 mulheres e 18 homens, tendo como professor regente Júlio Matos. No presente ano letivo (2015) o Colégio possui uma população de 533 alunos distribuídos entre 15 turmas das quais são cinco no 1ª ano, cinco 2ª ano e cinco na 3ª ano, sendo distribuída em três períodos Matutino, Vespertino e Noturno.
         A escola possui 22 professores e 16 funcionários no setor administrativo distribuídos entre merendeiras 02, zeladoras 04, auxiliares administrativos 03, porteiros 03 e 04 vigias. Em se tratando de infraestrutura a escola conta com:


  • Sala de aulas: 06
  • Laboratório de experiência: 02
  • Laboratório de informática: 01
  • Almoxarifado: 01
  • Depósito: 02, um para a merenda escolar e outro para o material de limpeza.
  • Mini biblioteca: 01
  • Banheiros: 05
  • Cantina: 01

Metodologia

         Alguns pontos importantes direcionaram a produção do estágio no ensino médio. No estágio, a princípio adotei a postura de observador para analisar qual será minha postura frente aos alunos. Em vários momentos, são apresentados atividades e questionamentos que visam desenvolver importantes habilidades para a construção do saber geográfico. Pressupõe um trabalho dinâmico através da relação dialógica entre professor- aluno, adotando a concepção construtivista da aprendizagem. Avaliaremos no decorrer do estágio a forma como os alunos participam das atividades, tanto individual quanto coletiva de forma escrita e oral.

Conteúdos

  • Teoria da formação e evolução da terra
  • A formação da terra
  • Estrutura da terra
  • Deriva continental e tectônicas de placas
  • As províncias geológicas
  • Geomorfologia
  • A classificação do relevo Brasileiro
  • O relevo submarino
  • Morfologia litorânea

Referencial Teórico

O ensino de geografia deve ser o condutor do reconhecimento do espaço e seus elementos e principalmente do sentido de pertencimento e adequação do modo de vida das pessoas que habitam esse espaço. A educação, simbolizada pela Escola é de essencial importância na formação de valores que tem sido bastante debatida em nossa sociedade. Afinal, a escola é o espaço de construção, troca e de diálogo, o educador também aprende a ser cidadão. A evolução da humanidade e o cotidiano nos mostram que uma educação de qualidade é decisiva para construirmos o Brasil que almejamos. Esse desafio exige que os alunos tenham acesso a uma formação integral associada à construção e a propagação de valores Primeiramente, para ter uma compreensão e interpretação clara de um relevo é preciso ter conhecimento de sua estrutura geológica, além da ação climática, a proteção vegetal, a ação das águas continentais, não se esquecendo da longa ação do intemperismo sobre essas rochas, ao longo de milhões de anos, que resulta nas formas presentes atualmente. A partir daí chegamos a conclusão de que o relevo, independente da região, está exposto a um sistema dinâmico de alteração, conseqüência da ação incessante dos agentes internos (orogênese e epirogênese) e externos (intemperismo) do relevo. 
       É importante lembrar os aspectos superficiais da litosfera, que forma a porção sólida do planeta, ela é composta em sua maior parte por uma grande variedade de rochas, e pelo solo em menor parte.

Recursos didáticos e Materiais

Livro didático, atividade escritas, recorte de jornais e revista, mapas, slides, Projetor, computador,vídeo, papel sulfite, lousa, internet, isopor, cola, hidrocor.

Avaliação

A avaliação será processual de forma qualitativa e quantitativa, onde no decorrer do projeto, analisaremos participação, interesse, trabalho em equipe, disciplina e comprometimento com as atividades propostas.

Cronograma

Meses
Dias
Agosto
20, 21, 27 e 28
Setembro
03, 04, 10, 11, 17, 18, 24 e 25
Outubro
01, 02, 08 e 09

Bibliografia

Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Flaviano Dantas do Nascimento. Unidade Escolar Estadual, Ensino Médio Banzaê-Bahia, 2015
Geografia Geral e do Brasil - Espaço Geográfico e Globalização, Editora Scipione. 2ª Edição, 1º VolumeJose Eustáquio de Sene e João Carlos Moreira, São Paulo, Editora Scipione.
PENA, Rodolfo F. Alves. "Estruturas Geológicas da Terra"; Brasil Escola. Disponível em <http://www.brasilescola.com/geografia/estruturas-geologicas-terra.htm>.



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